PM forma mais uma Turma do Curso de Identificação Veicular em Gurupi e capacita militares

0
85 views
Terceira turma de IDV formada pelo 4º BPM em Gurupi. Fotos: Divulgação PMTO

Com a finalidade de buscar continuamente a excelência profissional, o 4º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Gurupi, finalizou na última quinta-feira, 20, a 3ª Turma do Curso de Identificação Veicular (IDV) oferecida pela unidade. O curso capacitou 22 profissionais, sendo 20 policiais militares e dois agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito – Detran TO.

A capacitação realizada no período de 17 a 20 de abril contou com um total de 40 horas-aulas, divididas entre aulas teóricas, oficinas práticas e Operação Temática de IDV. Foram abordadas disciplinas como histórico de IDV, legislação de IDV, Estudo de Adulterações Veiculares nos veículos de variados portes, Análise Documental, Manuseio de Sistemas e Aplicativos, dentre outras.

As aulas foram ministradas pelos sargentos da PMTO, Eder Murussi Leite, Danúbio Gonçalves de Lima, e Eliones Rodrigues da Silva. Policiais militares experientes e com vasto conhecimento na área, os instrutores auxiliaram os alunos a melhor compreenderem os sistemas de identificação veicular,  técnicas e procedimentos utilizados na identificação veicular e documental que auxiliam na prevenção e na investigação dos crimes contra o patrimônio envolvendo veículos. Tudo com o objetivo de proporcionar uma melhoria na atuação destes profissionais, que atuam em suas frentes de serviços e por consequência, maior segurança à sociedade tocantinense.

Durante a Operação Temática de IDV, por meio de estágio operacional na área do 4º BPM, os profissionais vivenciaram na rotina de trabalho os conhecimentos adquiridos durante o curso. O estágio resultou na localização de um veículo roubado do Estado de São Paulo, abordado pelos militares no Posto da PRF em Gurupi (Renault Duster de cor branca).

O comandante do 4º Batalhão da PM, tenente coronel Flávio Santos Brito, agradeceu o apoio do comando geral da PMTO, o empenho dos instrutores e a dedicação dos participantes do curso. “Com esse conhecimento técnico, os militares participantes estão aptos a localizar veículos roubados em qualquer frente de serviço onde estiverem atuando, proporcionando a devolução desses bens a seus legítimos proprietários, garantindo índices cada vez mais altos no que tange a recuperação de veículos oriundos de ilícitos”, ressaltou tenente coronel Flávio.

Um dos instrutores do curso, sargento Murussi, destacou que a Polícia Militar do Tocantins (com a chancela do comandante geral – coronel Glauber de Oliveira Santos) está com um projeto em andamento para implantação do Curso de Identificação Veicular, duração de 40h/a, em toda instituição. “Somos corporação pioneira nessa disciplina, sendo a única PM do Brasil a possuir um curso específico de Identificação Veicular com essa duração. “Alguns estados já tem solicitado nosso projeto para possível implantação. O que, entre outros fatores, já nos coloca como referência nessa área de atuação”, lembrou o militar.

Deixe uma resposta